10 Benefícios Dos Ovos (O #7 É Meu Favorito!)

Benefícios dos ovos
Benefícios dos ovos: conheça os 10 principais

Quando falamos sobre alimentação saudável e o poder que os alimentos têm sobre a nossa saúde, não podemos deixar de mencionar os benefícios dos ovos.

Entretanto, apesar de sabermos sobre os efeitos benéficos dos ovos para o nosso organismo, muitas pessoas ainda questionam sua presença em uma dieta saudável e os consideram vilões da nossa alimentação diária.

Mas não se deixe enganar: aqui você vai aprender que os ovos podem contribuir, sim, (e muito!) para uma alimentação e emagrecimento saudável!

Enfim, o ovo faz mal para saúde?

ovo-faz-mal-para-a-saude
Ovo faz mal para a saúde?

Vou explicar melhor a origem desse “mito” sobre o consumo de ovos e contar para você quais os benefícios dos ovos na alimentação que vão te convencer, de uma vez por todas, a incluir esse alimento na sua dieta.

Cada ovo possui um índice de colesterol de aproximadamente 210 miligramas – que corresponde a 70% da recomendação diária.

Por isso, acreditou-se durante muitos anos que os ovos, mais precisamente a gema dos ovos, contribuíam para o aumento do colesterol ruim do sangue (LDL) e para a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Porém, um estudo realizado em 1999, pelo médico Frank Hu, da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que não é bem assim: na realidade, a ingestão de colesterol não influencia diretamente no índice de colesterol presente no sangue.

O que determina o aumento ou diminuição do colesterol ruim é um processo um pouco mais complexo, que depende de fatores hereditários, da falta de atividade física e/ou de uma dieta pobre em fibras.

O estudo realizado pelo Dr. Hu contou com a participação de 38 mil homens e 80 mil mulheres que adicionaram diferentes quantidades de ovo à sua alimentação.

Ao fim de oito anos, o estudo concluiu que o consumo de até um ovo por dia não teve impacto significativo nas variações do colesterol e nem na incidência ou não de doenças cardiovasculares entre os participantes.

Entenda melhor os benefícios dos ovos para sua saúde

ovo-ajuda-a-emagrecer
Ovo ajuda a emagrecer? Saiba agora os benefícios dos ovos!

Durante muito tempo, toda essa preocupação com o nível de colesterol presente neste alimento ofuscou os benefícios dos ovos que podem ser obtidos com o seu consumo. E eles são muitos!

Hoje, vou listar os 10 principais benefícios dos ovos, que vão fazer você querer incluir ovos em sua dieta hoje mesmo!

#1- Rico em proteínas

As proteínas são fundamentais para quem busca construir e desenvolver músculos, por isso a escolha de alimentos ricos em proteína é tão comum nas dietas voltadas para emagrecimento e ganho de massa muscular.

Cada ovo consumido contém, em média, 6 gramas de proteína de boa qualidade, o que o torna o queridinho dos praticantes de musculação.

#2 – Fonte de Vitaminas

O ovo é uma ótima fonte de vitaminas, como vitamina A, D, E, K e outras. E o mais importante: é um dos únicos alimentos que contém naturalmente vitamina D.

Também é fonte de colina, um nutriente fundamental para o desenvolvimento fetal, que protege o cérebro e ajuda a melhorar a memória. A ingestão de um ovo supre aproximadamente 22% da sua necessidade diária de colina.

#3 – Protege a saúde dos olhos

Mais um dos benefícios dos ovos é a presença de luteína e zeaxantina, dois importantes carotenoides que são altamente benéficos na prevenção da degeneração ocular, reduzindo assim o risco de desenvolvimento de cataratas.

Além de ajudar a fortalecer as retinas, os carotenoides protegem os olhos dos radicais livres e da radiação ultravioleta.

Estes carotenoides também podem ser encontrados em outros alimentos, porém estudos apontam uma melhor absorção dos nutrientes provenientes dos ovos.

#4 – Aliado na prevenção do câncer

Devido a suas propriedades antioxidantes, os ovos contribuem na diminuição do risco de câncer e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A gema do ovo, que foi vilã durante muito tempo, é a provedora de dois aminoácidos (triptofano e tirosina) que têm propriedades antioxidantes.

De acordo com o Federation of American Societies for Experimental Biology Journal, o consumo de ovos pode reduzir o risco de câncer de mama em até 24%.

 #5 – Mantém o cérebro saudável

Além de fonte de diversas vitaminas, ovos também são fonte de ômega 3 e vitamina B12.

Essa vitamina é essencial para o bom funcionamento do cérebro, pois age protegendo o sistema nervoso central, inibindo o desenvolvimento de doenças como Parkinson, esclerose múltipla e outras disfunções relacionadas.

Pesquisas apontam que deficiência de vitamina B12 pode conduzir ao encolhimento do cérebro, causando Alzheimer e demência.

Um ovo inteiro cozido contém cerca de 1,11 microgramas de vitamina B12, que é de 18,5% das necessidades diárias totais de vitaminas presentes.

ovo-emagrece
Revelado: Ovo Emagrece

#6 – Contém gorduras boas!

Em média, um ovo contém 5 gramas de gorduras totais, sendo 1,5 gramas dessa gordura saturada. Uma fonte e tanto desse macronutriente tão necessário para nosso corpo.

#7 – Saciedade que ajuda a emagrecer!

Devido às quantidades de proteínas e gorduras presentes, os ovos (principalmente quando consumidos no café da manhã) são capazes de proporcionar uma maior saciedade durante o dia, o que ajuda no processo de emagrecimento e a eliminar a barriga indesejada!

#8 – Fonte de Minerais

Além de vitaminas, os ovos contêm boas quantidades de minerais. Alguns deles são:

  • Ferro: ajuda na formação de glóbulos vermelhos e previne a anemia;
  • Cálcio e fósforo: ajudam a fortalecer ossos e dentes;
  • Zinco: contribui para a melhora do sistema imunológico;
  • Iodo: regula os hormônios da tireoide;
  • Selênio: protege as células contra oxidação.

#9 – Nutritivo para unhas e cabelos

Outro benefício dos ovos é a manutenção dos cabelos e unhas, devido a seu alto teor de enxofre e suas inúmeras vitaminas e minerais.

Se você quer acelerar seu emagrecimento em até 10x é só aplicar estes 4 pasos simples agora mesmo.

Guia Grátis: 4 Simples Passos Para Acelerar Seu Emagrecimento Sem Sofrimento

ebook gratis baixar agora emagrecer

Coloque Seu Email Abaixo. É Pra Lá Que Vou Enviar O Link Para Baixar Seu Manual Grátis

ebook gratis baixar agora emagrecer

NUNCA enviaremos spam para você!

arrow girar

Os ovos também contém biotina, que é uma coenzima envolvida no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras. Esse nutriente promove o crescimento dos cabelos e unhas de forma saudável.

#10 – Prevenção de diabetes

De acordo com um estudo realizado na Universidade do Leste da Finlândia, o consumo de pelo menos 4 ovos por semana contribui na prevenção do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Isso acontece porque as gorduras boas presentes no ovo saciam e nutrem seu corpo, mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue.

Segundo a pesquisa, pessoas que consomem 4 ovos por semana reduzem em até 37% as chances de desenvolverem diabetes tipo 2, em comparação com as pessoas que não consomem ovos.

Hora de incluir os benefícios dos ovos na sua vida

receita-de-ovo-para-emagrecer
Receitas Para Emagrecer

Agora que você já sabe como os ovos podem te ajudar a ter um emagrecimento saudável e manter uma boa saúde, é hora de incluí-lo na sua alimentação.

Para te ajudar na sua missão, confira o Guia 10 Receitas para Emagrecer com Saúde sem Passar Fome. Nele, você vai encontrar receitas para emagrecer e que são deliciosas – porque comida saudável pode ser saborosa sim!

Gostou do artigo? Compartilhe as informações que você viu aqui!

Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios dos ovos ou sobre emagrecimento saudável? Tem alguma sugestão para incluir os ovos na dieta? Deixe um comentário e conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *